Visite as Obras





Fale Conosco

Mané Pelado

Ingredientes:

8 copos (tipo americano) de mandioca ralada
6 copos de açúcar
5 ½ copos de leite
3 colheres (sopa) de manteiga
5 ovos
3 copos de queijo (curado) ralado
200g de coco ralado
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó


Modo de Fazer

Modo de fazer Rale a mandioca e esprema a massa até tirar o excesso do caldo da mandioca. Em seguida, acrescente o queijo, o coco ralado e a pitada de sal. Reserve.


Foto batendo os ovos no liquitificador Bata no liquidificador os ovos, a manteiga, o açúcar e o leite. Jogue sobre a massa e misture bem. Acrescente o fermento em pó e misture delicadamente


Asse em tabuleiro untado, até dourar. O forno deve estar aquecido a 180° (temperatura média). O tempo de cozimento é de 45 a 50 minutos.


O Mané pelado é um bolo de textura macia, que mistura coco e queijo. Essa receita não leva farinha (ideal para quem não pode consumir esse ingrediente), mas a dona Maria Imaculada, que nos preparou esse delicioso bolo, acrescenta 250 gramas de farinha de trigo à receita, que já passou por várias gerações. Aprendeu com sua tataravó, Dona Barbara de Souza, que foi escrava e faleceu aos 113 anos.

Maria Imaculada mora na comunidade rural de Rancharia, município de Campo Alegre de Goiás. É casada com Luiz Gonzaga de Oliveira e tem três filhas e duas netas.




18/08/2009
Farofas Caipiras
Voltar

­