SEFAC se reúne com representantes da AVL South América e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica para acompanhar o desenvolvimento de projeto de P&D

A Analista de Negócios da SEFAC, Rita de Cassia Resende, e também colaboradores de Furnas, reuniram-se nos dias 4 e 5 de julho com representantes da AVL South América, em Guarulhos, e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica [ITA], em São José dos Campos, os executores do Projeto de P&D Desenvolvimento de veículos de passeio elétrico a bateria com módulo para extensão de autonomia a partir do uso de etanol com um pequeno motor flex, financiado pela Serra do Facão Energia e por Furnas. O encontro teve como objetivo acompanhar as atividades que estão sendo realizadas para calibração dos motores de dois veículos, com a finalidade de alterar para etanol o combustível a ser utilizado no veículo híbrido BMW i3.

Analista de Negócio da SEFAC, colaboradores de Furnas, pesquisadores do projeto no laboratório de combustão, propulsão e energia do ITA

Até o momento todos os veículos híbridos vendidos no mercado brasileiro são equipados com motores a gasolina, combustível que lança na atmosfera gases que contribuem com o efeito estufa [GEE].   A substituição pelo etanol traz vantagens ambientais já que emite, segundo estudos, até 25% menos poluentes do que a gasolina.

A pressão por políticas que protejam o meio ambiente está gerando uma tendência global de eliminação dos veículos com propulsão baseada puramente em motores de combustão interna com combustíveis derivados do petróleo. Aplicando-se o etanol como combustível para o módulo extensor de autonomia, é possível a combinação de alta eficiência da tração elétrica, zero emissões para trajetos diários e uma autonomia compatível à de um veículo tradicional usando um combustível renovável, melhorando a aceitação da mobilidade elétrica.

Rita de Cassia, ao centro, colaboradores de Furnas, pesquisadores do ITA e equipe da AVL South América, executoras do projeto de P&D

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