Recuperando Nascentes

Todos sabemos que as nascentes têm importância fundamental para um meio ambiente saudável, pois mantêm os rios, cujas águas abastecem o campo e as cidades, e equilibram os ecossistemas ao seu redor.

No entanto, inúmeras práticas humanas as degradam até o ponto de secarem. São ações como desmatamento, compactação do solo, a urbanização sem critérios, a falta de saneamento básico, poluição por resíduos industriais, agrotóxicos, e uma infinidade de outros fatores.

Para que continuem vivas, as nascentes precisam de cuidados, como a manutenção da cobertura vegetal nativa, principalmente em seu entorno.

O projeto “Berço das Águas do Cerrado”, da Sefac, foi criado para recuperar nascentes nas comunidades rurais atingidas pela Usina Serra do Facão e executado pelo Programa de Educação Ambiental da empresa, sempre em parceria com os proprietários.

Até o momento, 104.700 metros quadrados foram revegetados com espécies nativas para a recuperação de 15 mananciais.

Sem dúvida, é gratificante ver água boa brotando do solo apenas porque as nascentes receberam cuidados básicos para sua recuperação.

Dê uma chance à natureza. Além de mitigar as mudanças climáticas, que afetam a todos, isso gera riqueza e emprego para os produtores rurais.

Diante dos fatos expostos, qual é a conclusão óbvia? Que recuperar e conservar nascentes devem ser responsabilidade da sociedade civil e do poder público.

Post Author: Joao Junior