Outubro Rosa, o mês da campanha de conscientização sobre o câncer de mama

O Outubro Rosa é um movimento internacional, instituído na década de 1990 nos Estados Unidos, e, em 2002, no Brasil, para reforçar a conscientização sobre o controle do câncer de mama.

Mas ainda precisamos tocar nesse assunto.

Cuidar da saúde é essencial, seja em que mês for, pois o diagnóstico precoce pode salvar vidas. Em ralação ao câncer de mama, o índice de cura é de 95% com a precocidade do diagnóstico.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, “o câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma”.

Ainda segundo o INCA, medidas que podem contribuir para a prevenção primária da doença são praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas. Amamentar é também um fator protetor.

Vale apontar que os homens também podem desenvolver o câncer de mama.

Neste ano o INCA disponibilizou a 7ª edição da cartilha “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”, trazendo informações que ajudarão a conversa com seu médico. Pode ser acessada em:

PDF icon cartilha_cancer_de_mama_2022_impressao.pdf

PDF icon cartilha_cancer_de_mama_2022_visualizacao.pdf

Post Author: Admin Geral