Eliminar a poluição plástica é fundamental para a manutenção da vida

A quantidade de plástico que polui o planeta chegou a um ponto tão exacerbado que o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente [PNUMA], no Dia Mundial do Meio Ambiente, fez um alerta sobre a eliminação da poluição plástica ser fundamental para a manutenção da vida.

Jornais e sites soltam matérias com manchetes “Uso de plástico bate recorde global, apesar de esforços contra poluição, diz estudo”; “Brasil gerou 64 quilos de resíduos plásticos por pessoa em 2022”; “Inger Andersen pede aos ativistas que “mantenham a pressão” e às indústrias que se unam ao esforço de reduzir uso do material”. É preciso escutar os alertas.

JULHO SEM PLÁSTICO [Plastic Free July] é uma campanha que começou há 11 anos, em 2011, por iniciativa de Rebecca Prince-Ruiz, fundadora da Plastic Free Foundation, junto com uma pequena equipe do governo local na Austrália. Hoje em dia é uma das campanhas ambientais mais premiadas e influentes do mundo, com milhões de pessoas participando em 190 países e se comprometendo a reduzir a poluição plástica muito além do mês de julho.

Precisamos nos lembrar de alguns problemas ocasionados pelo plástico de uso único e também com descarte incorreto.

São alarmantes os dados. O plástico é o líder dos recicláveis secos; 22 milhões de toneladas de plástico vazam a cada ano para o meio ambiente em todo o mundo; cerca de 12 milhões de toneladas vão para os oceanos, apontam estudos, os quais também advertem que se continuarmos nessa toada em 2050 haverá mais plásticos no mar do que peixes. Isso sem contar com a mútua contaminação, nossa e dos animais marinhos, pela ingestão dos microplásticos. Pesquisa da USP detectou nove tipos de microplásticos em pulmões humanos.

O plástico não polui apenas o mar, a estimativa é de que tenha ainda mais plástico poluindo o solo e comprometendo os ecossistemas.

Diretora da ONU para o Meio Ambiente,Inger Andersen, diz que humanidade abusa do plástico porque é muito barato.

Nossa saúde

O Bisfenol A (BPA) causa doenças graves. Banido nos EUA, aqui garrafas de plástico de água mineral, filme plástico e copos descartáveis para cafezinho, por exemplo, podem conter BPA. Observe as embalagens plásticas, se tiver os números 3 ou 7 não esquente jamais alimentos nesses recipientes pois liberam o BPA, que causa danos sérios à saúde, segundo a professora do Departamento de Nutrição da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) Priscila Tsupal, bem como advertem o Instituto Nacional do Câncer – INCA – e vários médicos e hematologistas.

No Brasil

O Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo, de acordo com o Banco Mundial. Ficamos atrás somente dos Estados Unidos, China e Índia e também é um dos que menos recicla. Matéria da Agência Brasil relata que dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil / 2022 mostram que a geração de resíduos plásticos nas cidades brasileiras foi de 13,7 milhões de toneladas ou 64 quilos por pessoa ao ano, quantidade suficiente para cobrir mais de 7 mil campos de futebol.

A urgência em salvar mares e oceanos

Foto que se tornou emblemática da poluição por plásticos descartáveis. 
A tartaruga confundi o plástico com seu alimento, a água-viva, levando-a à morte.

Oceanos já são os maiores depósitos de lixo plástico do mundo. Cientistas estimam uma quantidade de 170 trilhões de partículas, o que significaria uma massa total de 2,3 milhões de toneladas de plásticos em ambientes marinhos. Estudo aponta os plásticos de uso único como os principais poluentes.  Chegam aos mares arrastados pelos rios que, por sua vez, são levados pela chuva, vento e transbordamento de bueiros e lixo.  O ecossistema marinho, em particular, está sofrendo imensamente com o resultado da poluição plástica. Em artigo publicado na revista Science – A ingestão de plástico como uma armadilha evolutiva: em direção a uma compreensão holística – esse ambiente é onde há a maior quantidade de registros de ingestão de plástico, envolvendo mais de 1.200 espécies, incluindo todas as famílias de aves marinhas e mamíferos marinhos. Muitos desses animais o confundem com alimentos, ingerem provocando falsa saciedade e, com o estômago entulhado de plástico, são incapazes de se alimentar, morrendo de desnutrição. Sufocam-se com o lixo flutuante e se emaranham em plásticos, incluindo leões-marinhos, focas, tartarugas, baleias.

Vale ressaltar que 3 de julho foi o DIA INTERNACIONAL SEM SACOLAS PLÁSTICAS, criado em 2009,hoje encampado pelo movimento Break Free From Plastic – em tradução livre LIBERTE-SE DO PLÁSTICO –, uma iniciativa mundial, com o objetivo de acabar com o uso único de sacolas, que raramente são recicladas.

Fabricamos 5 trilhões de sacolas plásticas por ano.

As sacolas plásticas levam de 100 a 500 anos para se desintegrar.

As sacolas plásticas matam cerca de 100.000 animais marinhos por ano.

Assista a um documentário sobre plásticos descartáveis, como A Plastic Ocean 

ou Bag It. Muito mais a dizer e muito mais a fazer. O planeta está pressionado por nós. Embora já tenha virado um clichê, é necessário repetir como um mantra: o que será das gerações futuras, das que aqui estão e dos demais seres vivos?

Oceanos de plástico |

  1. Petróleo
  2. Grânulos de plásticos  
  3. Sacola plástica
  4. Compras
  5. Jogados na natureza
  6. Transportadas pelo vento ou pelos cursos d’água até os oceanos e mares
  7. Durante seu curso pelos mares, há fragmentação e acumulação de poluentes
  8. Que são ingeridos pelos peixes
  9. Plásticos e poluentes são encontrados em nossa comida

Post Author: Admin Geral