Medidas de proteção evitam o câncer de pele

DEZEMBRO LARANJA é o mês da campanha para ressaltar a importância de proteger o maior órgão do corpo humano, aquele que está mais exposto à radiação ultravioleta [UV], sua pele.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia [SBD], evitar a exposição excessiva ao sol e proteger a pele dos efeitos da radiação UV são as melhores estratégias para prevenir o melanoma e outros tipos de tumores cutâneos.

O que acontece com a exposição à radiação UV?

Ela tem efeito cumulativo. Penetra profundamente na pele, sendo capaz de provocar diversas alterações, como o bronzeamento e o surgimento de pintas, sardas, manchas, rugas. A exposição solar em excesso também pode causar tumores benignos (não cancerosos) ou cancerosos. A maioria dos cânceres da pele está relacionada à exposição ao sol, por isso são necessários cuidados.

Como a incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva em todo o planeta, as pessoas de todos os fototipos* devem estar atentas e se protegerem quando expostas ao sol. Os grupos de maior risco são as pessoas de pele clara, com sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros. Além destes, os que possuem antecedentes familiares com histórico de câncer de pele, queimaduras solares, incapacidade para se bronzear e muitas pintas também devem ter atenção redobrada.

Quais as medidas de proteção?

| Usar chapéus, camisetas, óculos escuros e protetores solares.

| Cubra as áreas expostas com roupas apropriadas, como uma camisa de manga comprida, calças e um chapéu de abas largas.

| Evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10 e 16 horas (horário de verão).

| Na praia ou na piscina, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material.

| Usar filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou de diversão, e mesmo quando o dia estiver frio ou nublado, pois a radiação UV atravessa as nuvens.

| Utilizar um produto que proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo.  Reaplicar o produto a cada duas horas ou menos, nas atividades de lazer ao ar livre. Ao utilizar o produto no dia a dia, aplicar uma boa quantidade pela manhã e reaplicar antes de sair para o almoço.

| Observar regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas.

|  Manter bebês e crianças protegidos do sol. Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses.

| Consultar um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo.

Você sabia?

As câmaras de bronzeamento artificial trazem riscos comprovados à saúde e, em 2009, foram reclassificadas como agentes cancerígenos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no mesmo patamar do cigarro e do sol.   A prática de bronzeamento artificial antes dos 35 anos aumenta em 75% o risco de câncer da pele, além de acelerar o envelhecimento precoce e provocar outras dermatoses. A Anvisa, em publicação de 2009, proibiu a prática do bronzeamento artificial para fins estéticos. Portanto estabelecimentos que ofereçam esse procedimento atuam de forma irregular.

As pesquisas evoluem

Todos os casos de câncer da pele devem ser diagnosticados e tratados precocemente, inclusive os de baixa letalidade, que podem provocar lesões mutilantes ou desfigurantes em áreas expostas do corpo, causando sofrimento aos pacientes. Felizmente, há diversas opções terapêuticas para o tratamento do câncer da pele não-melanoma. A modalidade escolhida varia conforme o tipo e a extensão da doença, mas, normalmente, a maior parte dos carcinomas pode ser tratada com procedimentos simples.

Na página da SBD, o artigo é extenso, descreve em detalhes os fototipos, diferenças entre os tipos de câncer de pele, o que é e como atua a radiação UVA e UVB, os fotoprotetores entre outas informações. Se você tiver interesse em aprofundar-se, basta ir até lá.

Não relaxe com as medidas de proteção. Afinal o câncer de pele responde por 33% de todos os diagnósticos dessa doença no Brasil; o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos.

*Fototipo é uma escala de classificação para a reação de cada pele quando exposta ao Sol.

Post Author: Admin Geral