Pesquisadores da UnB apresentam conclusão de projeto de P&D sobre estudo de turbinas hidrocinéticas fluviais à equipe da SEFAC e convidados

A Sefac, proponente do projeto de P&D Aneel Desenvolvimento de Metodologia para Determinação de Potencial de Energia Hidrocinética em Usinas Hidroelétricas, convidou pesquisadores da Universidade de Brasília – UnB –, executora do projeto, em parceria com a Universidade Federal do Pará – UFPA –, vinculados ao Laboratório de Energia e Ambiente da UnB, para apresentar os resultados da pesquisa dia 1º de setembro, no auditório da UHE Serra do Facão. Esse projeto contou com o apoio da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos – Finatec.

Além dos 20 professores das duas universidades que se dedicaram à pesquisa, uma equipe da SEFAC juntou-se ao projeto: Pablo Henriques Salgado, Jorge Medeiros, Rita de Cássia Resende, Patrícia Nogueira, Bruno Lopes, Bruno Silvério e Neucy Assunção.

A pesquisa teve por objetivo geral contribuir com conhecimentos nacionais para o desenvolvimento de estimativas realistas e confiáveis de potenciais hidrocinéticos em reservatórios de jusante de usinas hidrelétricas.

Em relação ao projeto aplicado à UHE Serra do Facão, foram criados quatro grupos de trabalho coordenados pelo professor Antonio Brasil, da UnB; cada grupo responsável pelas seguintes partes: simulação numérica, caracterização hidroenergética, levantamento de campo e impactos ambientais, cujo objetivo foi o de desenvolver metodologia numérica para simulação de canais abertos; simular o escoamento do canal à jusante da UHE Serra do Facão; fornecer referencial confiável para avaliação de métodos 2D e quasi-3D de simulação de escoamento em canais naturais; identificar possíveis sítios para instalação de turbinas hidrocinéticas no canal.

Estiveram presentes na apresentação o Diretor-Presidente da Sefac, Luiz Albuquerque, o Diretor Administrativo-Financeiro, Odair Carvalho, o Gerente Socioambiental e Jurídico, Pablo Henriques Salgado, o Gerente de O&M, Jorge Medeiros, a Analista de Negócios, Rita de Cássia Resende, e alguns funcionários da empresa com interesse no tema exposto. Como visitantes, foram convidados o consultor de pesquisa e desenvolvimento da CSC Energia, Marcus Santana, a analista ambiental do Ibama, da Unidade Técnica de Uberlândia, Adriana Melo Magalhães; da Universidade Federal de Uberlândia [UFU], o professor Márcio de Barros Bandarra e Thais Aparecida Silva, médica veterinária.

Foi um dia bastante profícuo pelos questionamentos e considerações. Os pesquisadores foram parabenizados pela excelência do trabalho realizado bem como pela edição do livro resultado do estudo para o projeto de P&D sobre turbinas hidrocinéticas fluviais.

Post Author: Admin Geral