Dia da Terra

A irracionalidade na preservação da Terra

Planeta versus Plástico. Mais uma vez o slogan é lançado em campanhas mundiais para que se tenha atenção a causas urgentes.

No Dia Mundial da Terra, ainda é preciso reiterar a questão que vem sendo colocada há tempos: o consumo global exacerbado do plástico descartável, um problema que afeta a biodiversidade, a saúde humana e o clima. Um exemplo: Estima-se que 8 milhões de toneladas de plásticos entrem nos oceanos anualmente.

Tempos complexos esses em que vivemos. A espécie humana que se autodenomina racional vem demonstrando irracionalidade quanto à preservação do Planeta, nossa casa maior.

O físico e astrônomo Marcelo Gleiser, no subtítulo do seu livro “um manifesto para o futuro da humanidade”, afirma que “Nas redondezas do Sol, não há nenhum outro planeta com uma biosfera pujante e duradoura como a terrestre”.

Portanto que se faça um pacto social intergeracional para adotar valores do bem comum, no qual ganhamos todos que aqui estamos e damos o direito a quem vai nascer de usufruir um planeta saudável.

Grandes e pequenas ações valem. Individuais, empresariais e públicas. Diminuir o uso de plásticos descartáveis bem como descartá-los corretamente é uma necessidade premente.

A campanha “Planeta Vs Plástico” é mais um dos chamados para o entendimento de que tudo na natureza está conectado. E nós fazemos parte dessa conexão.

Post Author: Joao Junior