Pequenas ações levam a mudanças significativas

Neste 22 de março, data em que se celebra o Dia Mundial da Água, a Organização das Nações Unidas – ONU – propôs o tema “Seja a mudança que você deseja ver no mundo”.

Usou como símbolo o beija-flor, uma pequena ave que se esforça para apagar um incêndio na floresta levando gota a gota de água, conforme narra a fábula.

Uma metáfora para nossas ações do dia a dia que podem até parecer insignificantes. No entanto, se pararmos para pensar, perceberemos que quando nossas ações se somam, as mudanças acontecem.

Proteger nascentes, dar destinação correta aos resíduos para que não poluam as águas, não desperdiçar a água em nossas rotinas, conservar as árvores e, se possível, plantá-las, são algumas dessas ações para cuidar das águas e preservar a vida.

A Serra do Facão Energia, enquanto empresa, revegeta suas Áreas de Preservação Permanente e em comunidades que atende, por meio do Programa de Educação Ambiental, recupera nascentes. Já pensou no que você pode fazer para ser a mudança que deseja ver no mundo?

A fábula do beija-flor

Era uma vez uma floresta, onde um incêndio teve início. Todos os animais fugiram para salvar suas vidas. Eles ficaram à beira do fogo, olhando para as chamas com terror e tristeza.

Acima de suas cabeças, um beija-flor voava de um lado para outro em direção ao incêndio, repetidamente. Os animais maiores perguntaram a ele o que estava fazendo:

– Estou voando até o lago para pegar água e usá-la no combate ao fogo.

Os animais riram dele e disseram:

– Você é louco! Você não vai conseguir apagar o incêndio!

E o beija-flor replicou:

– Estou fazendo aquilo que posso.

Ilustração do beija-flor usado na campanha da ONU

Post Author: Admin Geral