Visite as Obras





Fale Conosco

Notícias da obra


08/09/2011
Usina de Serra do Facão opera com capacidade máxima

Usina de Serra do Facão opera com capacidade máxima


O enchimento do reservatório da Usina Hidrelétrica Serra do Facão iniciou em novembro de 2009.


Em julho e agosto de 2010, após o nível mínimo de água do reservatório ser atingido, as duas unidades geradoras de energia passaram por testes de comissionamento. Após esta etapa, a Sefac recebeu autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para entrar em operação comercial e a energia produzida pela Usina passou a ser disponibilizada no Sistema Interligado Nacional (SIN).


Em maio de 2011 o lago atingiu seu nível máximo (756 metros, cota referente ao nível do mar), superando a expectativa, que seria em junho de 2011. Desta forma, as unidades geradoras passaram por novos ensaios de comissionamento de suas potências máximas.


Para a empresa, este momento é muito importante, fruto de um trabalho responsável de toda equipe Sefac e do comprometimento socioambiental com a comunidade atingida direta e indiretamente pelo empreendimento. A meta agora é operar a hidrelétrica da Serra do Facão administrando energia potencial acumulada de tal forma a garantir sua geração máxima até a nova estação chuvosa acompanhando de maneira planejada o deplecionamento do reservatório.


No mês de agosto, na área da Usina de Serra do Facão, houve um sobrevôo da equipe Sefac acompanhada por profissionais de Eletrobrás Furnas, uma das acionistas do empreendimento, que registrou em fotos as belezas do reservatório. Confira algumas delas.





Vista à montante da Usina

Vista aérea da usina Serra do Facão

Vista aérea da casa de força

Vista aérea da ponte dos Carapinas

Vista aérea do reservatório



Veja mais:
09/06/2009
Estradas Vicinais
22/02/2017
PACUERA
Voltar
­