Duas turmas de Protetores Ambientais se formam em 2018

A terceira turma do Projeto Jovens Protetores Ambientais se formou no dia 29 de novembro, com a presença de familiares, amigos, funcionários da escola e da equipe do Programa de Relacionamento com a Comunidade da SEFAC, que compareceram ao evento para prestigiá-lo.

Os trinta alunos do 6º ano da Escola Estadual João Bernardes de Assunção, de Davinópolis, agora com certificado de Protetores Ambientais, aprenderam, durante o ano de 2018, com a educadora ambiental da SEFAC, Lorrane Marques, como descartar corretamente os resíduos sólidos, a usar racionalmente a água e a energia, e a manter preservado o bioma Cerrado, onde vivem. Os módulos integraram teoria e prática.

Já no dia 5 de dezembro, aconteceu a cerimônia de formatura da turma de 2018 que participou do Projeto Jovens Protetores Ambientais da área urbana e rural [comunidade de Rancharia] de Campo Alegre de Goiás, na sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. 

A educadora ambiental da SEFAC, Lorrane Marques, responsável pelo projeto, durante o ano, ensinou-os sobre o descarte correto dos resíduos e o uso consciente da água e da energia. Também trabalharam questões ambientais em oficinas que foram ministradas pelo grupo EMcantar, de Araguari. 

O evento de encerramento das atividades foi repleto de surpresas, com toda a turma uniformizada e caracterizada para a apresentação. Os formandos receberam seus diplomas, carteirinhas que os identificam como protetores do meio ambiente e um squeeze, com a marca do projeto, como lembrança da formatura. “Estou muito feliz com a formatura. Nossa carteirinha é linda. O que aprendemos neste ano com as oficinas dos protetores irá nos marcar sempre e agora podemos passar para frente tudo que conhecemos”, comentou a recém-formada Emily Aycha.

No final da cerimônia os protetores encenaram músicas com temas sobre meio ambiente, trabalhadas com o Grupo EMcantar. Não jogue lixo no chão, Monjolo e O Anel foram algumas das canções apresentadas, mas foi a última, Eu vou andar de trem, que levantou a plateia composta por familiares amigos, autoridades e funcionários do CRAS e Serviço de Convivência, que os acompanhou com palmas entusiasmadas. “Eu gostei muito de apresentar o que aprendemos para todo mundo. Foi muito divertido ver todo mundo cantar e bater palmas juntos!”, exclamou o protetor ambiental João Alves Sousa Neto.  

Ao todo 37 jovens se formaram como Protetores Ambientais de Campo Alegre e de Rancharia. “De todas as comunidades atendidas pelos projetos do Programa de Relacionamento com a Comunidade da SEFAC, apenas Rancharia, em Campo Alegre de Goiás, ainda tem jovens no campo. O envelhecimento da população rural é um problema geral. Pensando nisso, inovamos ao juntar alunos que residem no campo com os que moram na cidade para exercitarem a empatia. O resultado foi excelente. Os alunos tiveram oportunidade de entender diferentes pontos de vista sobre a questão ambiental e puderam compreender o papel fundamental do Homem na preservação do que é de todos nós”, explicou a gestora do programa Christiane Frezza.

Valores de cidadania devem ser repassados e ensinados desde a infância pela família e pela escola. É preciso aprender agir com responsabilidade ambiental para minimizar os impactos negativos causados pelo ser humano, garantindo uma vida saudável e digna agora e para as futuras gerações. Esse é o propósito do Projeto Jovens Protetores Ambientais executado pelo PEA-SEFAC. 

Post Author: Admin Geral