SEFAC realiza cerimônia oficial em comemoração aos 10 anos de geração de energia

SEFAC realiza cerimônia oficial em comemoração aos 10 anos de geração de energia

Finalmente chegou o dia! Muito empenho para que tudo funcionasse corretamente, que a emoção pudesse vir à tona em vários momentos, ainda mais devido à distância imposta pela precaução que nos impede abraços e apertos de mãos entre todos que estão e estiveram nesse empreendimento que é a Usina Hidrelétrica Serra do Facão.

Em 2010, após 3 anos do início da construção da UHE Serra do Facão, a segunda unidade geradora da Usina entrou em operação comercial no dia 7 de agosto.

Com as duas máquinas operando comercialmente, a UG1 havia começado a gerar no dia 12 de julho, a usina estava apta a disponibilizar para o Sistema Integrado Nacional – SIN – a energia assegurada de 182,4 MW médios.

Portanto chegou o dia!  7 de agosto de 2020, em que foi comemorado com a realização de uma cerimônia oficial o aniversário de 10 anos da entrada em operação comercial de um dos principais empreendimentos de geração de energia hidrelétrica do Centro-Oeste.

Embora tenha acontecido remotamente, mas em tempo real, devido à pandemia, que prevê em seus protocolos sanitários o distanciamento social, o evento, transmitido da Usina, não perdeu seu brilho, emocionando em muitos momentos todos que o acompanharam de suas casas, dos escritórios do Rio de Janeiro e de Catalão.

O primeiro ato anunciado pelos mestres de cerimônia Luana Lopes Carneiro, Assistente Administrativa da Usina, e Bruno Silvério, Analista Ambiental, foi a chamada dos funcionários que representavam cada área de atuação na empresa para o hasteamento das bandeiras: João Caju, da Operação, hasteou a do Brasil; Renato Borges, do suporte administrativo da Usina, a do Estado de Goiás; Leonardo Pires, da Manutenção, a de Davinópolis; Sergio Rezende, representando a área Administrativa, a de Catalão, e Claudia Félix, do Meio Ambiente, a bandeira da SEFAC, hasteada pela primeira vez, e que por meio de resolução da diretoria executiva será o estandarte símbolo da Serra do Facão Energia.

Registro a partir do Youtube: os mestres de cerimônia Bruno e Luana

Em seguida foi anunciada, pelo casal mestre de cerimônia, a exibição de um vídeo com a retrospectiva de cenas que “nos relembram os esforços despendidos e que hoje nos permitem estarmos aqui, reunidos, comemorando 10 anos de uma história vitoriosa”, conforme citava o texto do cerimonial.

Foram lembrados também, como não poderia deixar de ser, as centenas de trabalhadores anônimos que participaram da construção da usina e nela deixaram seu legado. Muitos foram embora, outros que permaneceram, ao identificar que trabalhamos na SEFAC, dizem com orgulho que ajudaram a construir a Usina.

Ato contínuo, foram chamados para deixar seus depoimentos o Diretor-Presidente e Técnico, Luiz Antonio Gouvêa de Albuquerque, e o Diretor Administrativo Financeiro, Odair Batista Carvalho.

Uma transmissão que é ao vivo tem sempre percalços a serem driblados. Então, por razões técnicas, passou-se a palavra para Odair Carvalho.

Em outros tempos, observou Odair, todos estaríamos comemorando juntos os 10 anos de entrada em operação comercial, data marcante para a empresa, com apertos de mãos e abraços; certamente, o desejo de todos.

Agradeceu o empenho das pessoas que participaram da organização dos eventos comemorativos, para que esses não fossem ofuscados pelas distâncias. Fez também um agradecimento especial ao gerente de Operação e Manutenção, Cicero Leonardo Neto, pelo trabalho realizado na Usina Serra do Facão, destacando sua competência e responsabilidade.

Sabedor das conquistas obtidas e dos desafios ultrapassados desde 2010 quando entrou para a SEFAC, Odair, em um trecho de seu pronunciamento, aponta o reconhecimento pelo trabalho executado na empresa: “Podemos comprovar nosso bom desempenho a partir também dos depoimentos gravados para a websérie produzida pela SEFAC, como parte das comemorações. Destaco algumas das palavras tantas vezes repetidas, como orgulho, comprometimento, responsabilidade e outras afirmações adjetivadas, como empresa parceira e amiga das comunidades”.

Encerrou seu depoimento afirmando: “A empresa além de gerar energia de forma sustentável, de prezar pela segurança, de, evidentemente, gerar lucro, tem por valor, que precisamos manter, responsabilidade ambiental e social. E nos orgulhamos disso”.

Para os próximos 10 anos, esperamos, como ele, que a SEFAC seja uma referência de boas práticas no setor elétrico.

Registro a partir da transmissão do YouTube: Odair Carvalho

Sanados os problemas técnicos, o diretor-presidente Luiz Albuquerque entrou no ar para fazer seu pronunciamento.

Após saudar todos que trabalham na SEFAC, como também os antecessores, frisou que “Hoje é um dia festivo E onde há festa há alegria. E alegria deve ser compartilhada, especialmente entre todos nós que conseguimos formar um time vencedor”.

Agradeceu a confiança dos acionistas depositada no projeto da UHE Serra do Facão. Manifestou seu orgulho pela história da SEFAC, pois são 10 anos de uma empresa que vem prestando serviço ininterrupto ao país. Não obstante a pandemia, a Usina continuou gerando energia.

Luiz, ao relembrar a figura do barrageiro como “gente aguerrida, gente encardida, gente que encara os desafios” no jargão desse grupo que vai de construção em construção de barragens, fez uma analogia: ”Como a determinação dos barrageiros, sairemos dessa situação mais fortes e mais coesos para enfrentarmos os desafios por vir. Meus parabéns a todos”.

Registro a partir da transmissão do YouTube: Luiz Albuquerque

Após a fala dos diretores, houve a homenagem aos funcionários, que receberam das mãos do Gerente de O&M da Usina, Jorge Medeiros, do Supervisor de O&M, Fábio Piconez, na Usina, e da Coordenador Administrativa Financeira, Cátia Trovo, no escritório de Catalão, representando à direção da SEFAC, uma placa pelo reconhecimento do empenho e esforço dedicados à empresa, e aqueles com mais 10 anos de casa receberam um bottom marcando a data. Todos também receberam uma caixa com chocolates, cuja marca foi propositalmente escolhida: Talento, como símbolo de várias condições para um bom resultado em suas funções.

Homenagem especial recebeu merecidamente o engenheiro Cícero Leonardo Neto, que se aposentava da função de Gerente de O&M da Usina. Por estar em Recife, sua linda cidade, o engenheiro Jorge Medeiros recebeu por ele, em nome dos diretores, conselheiros e acionistas, a placa como menção do reconhecimento e agradecimento pelos serviços prestados à empresa e pela pessoa que é.

ícero Neto, de sua residência em Recife, agradece emocionado a todos seus companheiros de trabalho da SEFAC

Enfim o momento de deixar gravado em pedra – aqui, uma certa literalidade – a data comemorativa. Foram descerradas não só a placa de comemoração dos 10 anos, mas também a réplica da inauguração oficial, realizada no dia 18 de outubro de 2010, pelo então Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que havia sido extraviada. Ambas afixadas em dois imponentes blocos de pedra.

Com certeza a cerimônia virtual não perdeu o brilho e nem deixou de trazer emoções. Chegou ao final com uma salva de palmas de todos.

Registro a partir do escritório de Catalão

A transmissão da cerimônia encontra-se no YouTube https://www.youtube.com/watch?v=Y9Rs5Yt_TZc

Post Author: Admin Geral