SEFAC faz adaptação de veículo para apoio em combate a incêndios

A Brigada de Incêndio da Usina Hidrelétrica Serra do Facão usou a criatividade e a tecnologia para criar uma nova alternativa de combate ao fogo. Trata-se de um caminhão adaptado com equipamentos para apagar desde pequenos focos até grandes incêndios.

O caminhão, inicialmente adaptado para fazer a transposição de peixes, acrescentou essa nova utilidade a partir da inclusão de dois pontos distintos para combate a incêndio. Um deles é uma plataforma fixa com canhão rotacional montado ao lado esquerdo, próximo à cabine do motorista, onde o raio de alcance do jato de água fica próximo a 30 metros de distância. O segundo ponto é um carretel de mangote com bico regulável de vazão, com comprimento máximo linear de 30 metros com diâmetro de 1 polegada, montado na traseira do caminhão no lado direito do passageiro.

Os dois circuitos foram montados em série, com capacidade para funcionar ao mesmo tempo ou isoladamente, dependendo do uso e da finalidade do brigadista. “Para atender a um sistema duplo, a moto-bomba antiga do caminhão foi substituída por outra com rendimento maior em vazão e potência”, explicou Weder Franco, técnico mecânico da SEFAC.

A moto-bomba é projetada para funcionar com partida manual e elétrica, utilizando uma bomba centrífuga com diâmetro de sucção de quatro polegadas e reduzindo para duas polegadas o recalque. No sistema ficou definido que o canhão será utilizado para grandes focos de incêndio, ao passo que o carretel será destinado a eliminar pequenos focos.

Post Author: Admin Geral