SEFAC entrega mudas para proprietários e incentiva mutirão para recuperar nascentes

Em dezembro, duas comunidades realizaram trabalhos de recuperação de nascentes, que é uma das ações do Programa de Educação Ambiental da Serra do Facão Energia realizadas nas propriedades atendidas pela empresa.  

No dia 5, foi feito mutirão para cercamento e plantio de mudas nativas na área da nascente, na comunidade de Varão, município de Davinópolis. Nesse dia, foram plantadas aproximadamente 300 mudas nativas e cercada uma área correspondente a 2.700 m2.

Produtores da comunidade de Soledade receberam, no dia 10, cerca de 300 mudas nativas, que serão plantadas assim que forem concluídos os trabalhos de cercamento da área da nascente a ser recuperada. O projeto de recuperação inclui o mutirão dos moradores para construir cercamentos, que irão isolar as áreas evitando o pisoteio do gado, e para plantar as mudas nativas que irão recompor a área. Também fazem os tratos culturais nas áreas com coroamento das mudas e replantios das mudas perdidas.

Além das nativas, no dia 12, foram entregues pela SEFAC, em torno de 300 mudas de frutíferas, como limoeiro, laranjeira, coqueiro, lichieira, pessegueiro, abacateiro, entre outras que fazem parte da estratégia anual do PEA para enriquecimento dos quintais.

Essas ações de engajamento comunitário são de extrema importância para a organização da comunidade em prol do desenvolvimento sustentável das propriedades, uma vez que uma nascente recuperada contribui para o aumento vazão de água que alimenta os recursos hídricos da região. A diversidade dos quintais, por sua vez, promove a alimentação saudável, o embelezamento da propriedade e em alguns casos pode até se tornar oportunidade de geração de renda complementar para a família.  

Post Author: editor