SEFAC doa calcário para agricultores da região

Moradores de áreas remanescentes de propriedades que sofreram interferência do reservatório formado pela Usina Hidrelétrica Serra do Facão receberam calcário para fortalecer a agricultura e a pecuária. A intenção da SEFAC é prestar assistência técnica para orientar o desenvolvimento das atividades rurais realizadas por 36 famílias. 

Produtores de áreas remanescentes de propriedades que sofreram interferência do reservatório formado pela Usina Hidrelétrica Serra do Facão receberam calcário da SEFAC para ajudar na correção da acidez do solo, melhorando, assim, a produção agrícola.


Em 2016, a equipe de assistência técnica da SEFAC fez o diagnóstico para correção do PH do solo em 36 propriedades. Desde então, foram distribuídas 45 toneladas para esses agricultores que já veem os benefícios tanto na lavoura quanto na pastagem.


O engenheiro agrônomo Hagnon Cangussu explica os efeitos da aplicação do calcário: “A utilização correta do calcário proporcionou um aumento significativo na oferta de capim para os rebanhos, evitando deslocamentos desses animais em buscas de alimentos em áreas circunvizinhas, principalmente nas Áreas de Preservação Permanente do reservatório. As atividades agropecuárias exigem produtividade, eficiência e qualidade. Daí a necessidade da aplicação do calcário, de modo a fornecer quantidades adequadas de carbonatos de cálcio e magnésio para corrigir a acidez dos solos”.

Post Author: Admin Geral