SEFAC assina contrato de projeto de P&D para desenvolvimento do sistema V2G para veículos elétricos

No mês de julho foi assinado o contrato de P&D estratégico Desenvolvimento de sistema nacional de recarga rápida de bicicletas e veículos elétricos para aplicações V2G (vehicle-to-grid), apoiado pela SEFAC e sob regulação da ANEEL, com a proponente Companhia Energética de Candeias. As executoras serão a Universidade de Mato Grosso do Sul – UFMS, as empresas Nastek Indústria e Tecnologia, Nexsolar Soluções em Energia Solar e pelo Instituto de Tecnologia para o desenvolvimento – Lactec.

O objetivo principal desse projeto é desenvolver um sistema de recarga rápida (eletroposto) para aplicações do V2G que possa ser utilizado por bicicletas e carros elétricos.

Em todo mundo já exitem milhões de veículos elétricos [VEs] transitando pelas ruas, segundo a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), o que pode acabar sobrecarregando o setor elétrico. Um ponto crucial para viabilizar este crescimento no Brasil é a necessidade de infraestrutura adequada para recarga dos veículos elétricos

E se o veículo pudesse ‘devolver’ a energia, caso necessário?

Segundo a BBC, o V2G vai permitir aos proprietários carregar seus veículos e devolver energia à rede elétrica em períodos de alta demanda. Os proprietários podem até ganhar dinheiro com isso, ao vender o excedente de energia.

O número de VEs no Brasil tem potencial para crescimento exponencial. Aliado à grande disponibilidade de geração de energia solar, a pesquisa sobre o tema V2G, além de subsidiar futuras regualmentações, poderá ser a ponte para o aumento de VEs no país.

Projetos inovadores como esse buscam soluções para um ar mais limpo nas cidades e para um futuro mais saudável. 

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