Protetores ambientais de Davinópolis encerram os módulos II e III

O mês de outubro foi bastante estimulante para os Protetores Ambientais de Davinópolis, que fazem parte do projeto coordenado pelo PEA-SEFAC.

No dia 9, os alunos do 6º ano da Escola Estadual João Bernardes de Assunção, de Davinópolis, assistiram às palestras ministradas pela educadora ambiental Lorrane Marques sobre preservação do Cerrado, abordando a fauna e flora nativas, e sobre resíduos sólidos e sustentabilidade. Ao final, receberam o Guia de Fauna e jogos educativos elaborados e editados pela empresa, que auxiliam educadores e alunos no processo de ensino e aprendizagem.

Para encerrar o módulo de preservação da fauna e flora nativas, no dia 18, a parte prática foi a ida à Secretaria de Meio Ambiente de Catalão [Semmac], onde os alunos percorreram a trilha ecológica para conhecer diferentes espécies de árvores nativas e visitaram o Centro de Triagem de Animais Silvestres.

No CETAS, foram recebidos pelos veterinários Diogo Baldim e Bruna Rafaella, que explicaram como os animais são resgatados e reabilitados.  Lá, os Protetores Ambientais tiveram a oportunidade de ver de perto um exemplar de bugio, uma jiboia arco-íris, diversas espécies de aves, entre outros animais a espera de voltarem recuperados à natureza.

Ao ministrar a palestra sobre resíduos sólidos, Lorrane ensinou a forma correta de separar os sólidos dos orgânicos, tanto em casa como na escola. Aprenderam sobre a política dos 5Rs (reduzir, reciclar, reutilizar, repensar e recusar), de modo a conscientizá-los também sobre a importância do consumo consciente.

A parte prática sobre o tema foi realizada no Aterro Sanitário de Catalão, dia 26, onde conheceram a dinâmica de funcionamento do local, considerado o mais estruturado da região sudeste de Goiás. Na ocasião, o engenheiro ambiental Thiago Elias explicou as diversas fases de beneficiamento dos materiais, desde o recebimento até a destinação final dos resíduos, incluindo ainda etapas como a pesagem e a triagem. A visita teve por objetivo demonstrar o sistema de gerenciamento integrado de resíduos bem como o processo de reciclagem, que minimizam os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto.

Thiago explicou aos Protetores Ambientais como funciona a coleta seletiva no município de Catalão, a importância de os resíduos recicláveis chegarem em bom estado à cooperativa, dessa forma agregando valor ao revendê-los e contribuindo para a renda mensal dos cooperados. A educadora ambiental complementou frisando o quanto é importante o trabalho desenvolvido pelas cooperativas para a manutenção do meio ambiente e sobre o trabalho social empregado nessa atividade.

Post Author: Admin Geral