Projeto de recuperação de nascentes da SEFAC é implementado nas comunidades de Fazenda Pires e de Varão

Dando continuidade ao projeto de recuperação de nascentes da SEFAC por meio do Programa de Educação Ambiental – PEA, implementado desde 2016 e com grande sucesso na propriedade do casal Valdecir Conforte e João Batista, em fevereiro deste ano, as ações para recuperação, que incluiu a de matas ciliares, aconteceram nas propriedades de Getúlio Cardoso, na comunidade de Fazenda Pires [Catalão], no dia 5, e de Ramiro Rosa Freire, em Varão [Davinópolis], no dia 11.

No ano passado, as equipes do PEA e do PARES visitaram os produtores rurais das duas comunidades para explicar os benefícios da revegetação em torno das nascentes, única possibilidade para recuperá-las, bem como das matas ciliares para preservar os corpos hídricos. Getúlio e Ramiro se interessaram pelo projeto e, a partir das orientações passadas, com a ajuda de alguns amigos que se juntaram à empreitada, começaram as primeiras etapas de preparação para o plantio: limpeza da área; cercamento, para evitar o pisoteio do gado; preparo das covas.

Em fevereiro, as equipes da SEFAC voltaram às propriedades para concluir o processo de revitalização das áreas: plantar as mudas de espécies nativas doadas pela SEFAC. Na propriedade de Getúlio, foi feita a recuperação de mata ciliar; na de Ramiro, de nascente.

Esse projeto também inclui o incentivo à organização de mutirões. “O engajamento comunitário é sempre importante, pois reforça os vínculos e parcerias entre os moradores, ainda mais em atividades que envolvem tanto a recuperação de uma nascente como a de mata ciliar, porque se trata da sustentabilidade das propriedades. Uma nascente recuperada e a mata ciliar preservada contribuem para o aumento da vazão de água que alimenta os corpos hídricos da região, trazendo melhoria continua para a qualidade das águas”, explica a educadora ambiental da SEFAC, Lorrane Marques.

Devemos começar a entender que a relação entre água e árvores é uma combinação vital. E parece que essa consciência começa a acontecer, pois finalmente as questões ambientais têm ganhado espaço nas emissoras de televisão. Assim, a TV Anhanguera, afiliada da rede Globo, fez a cobertura da recuperação da nascente na propriedade de Romildo. 


Recuperação de mata ciliar: equipe da SEFAC, Getúlio e vizinhos

Recuperação de mata ciliar: Reni Rodrigues , vizinha de Getúlio
TV Anhanguera entrevista o filho de Ramiro, secretário de Agricultura de Davinópolis, Felipe Freire

Post Author: Admin Geral