Posse da nova diretoria da CIPA da Usina Serra do Facão gestão 2019-2020

Tomou posse, dia 27 de fevereiro, a nova diretoria da CIPA para a gestão 2019/2020. 

Foram eleitos André Aquino Ramponi, Presidente; Edmar Barreiros, Vice-Presidente; Hermes Rodrigues dos Santos e Marcelo de Abreu Rocha, suplentes; e indicada Luana Lopes Carneiro como Secretária.

Prestigiaram a cerimônia de transmissão dos cargos, que ocorreu no auditório da UHE Serra do Facão, o Diretor-Presidente da Serra do Facão Energia, Luiz Antonio Gouvêa de Albuquerque; o Gerente Socioambiental e Jurídico, Pablo Henriques Salgado; o Gerente de O&M da Usina, Cícero Leonardo Neto; e a Coordenadora Administrativa Financeira, Catia Cilene Trovo, além de expressivo número de funcionários da Empresa.

A gestão anterior foi elogiada por todos aqueles que tomaram a palavra, os quais também desejaram à nova direção todo sucesso em suas futuras ações.

André Ramponi, Presidente empossado, agradeceu a confiança depositada nele e em seus companheiros de chapa e prometeu que continuará a tomar medidas para manter um ambiente de trabalho seguro e saudável, buscando de forma contínua a redução e/ou eliminação dos riscos de acidentes.

Vale lembrar que a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – tem como objetivo primordial a preservação da vida e a qualidade da saúde do trabalhador e, para tal, deve implementar ações que previnam acidentes e doenças decorrentes do trabalho. 


Fala do novo presidente da CIPA, André Ramponi

Origem da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
Segundo informações da Enciclopédia Britânica, “a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes surgiu a partir da Revolução Industrial, segunda metade do século XVIII, na Inglaterra, em decorrência da chegada das máquinas, do aumento do número de acidentes, da adaptação do homem ao trabalho, bem como da necessidade de um grupo que pudesse apresentar sugestões para a correção de possíveis riscos de acidentes. A Organização Internacional do Trabalho – OIT aprovou, em 1921, instrução para a criação de comitês de segurança para indústrias que tivessem em seus quadros funcionais pelos menos 25 trabalhadores. No Brasil, tem sua origem no artigo 82 do Decreto-Lei 7.036, de 10 de novembro de 1944, e em 8 de junho de 1978 foi regulamentada [NR5]”.

Fonte: consulta em 4 de março de 2019
https://www.fea.unicamp.br/sites/fea/files/cipa/CIPADOC_AORIGEMDACIPANOMUNDOENOBRASIL.pdf



Post Author: Admin Geral