Nova empresa inicia a execução do Programa de Monitoramento Hidrossedimentológico

A Inovvo Consultoria e Serviços Ambientais é a nova empresa contratada pela SEFAC para executar as atividades de campo do Programa de Monitoramento Hidrossedimentológico.

Conforme a descrição dos programas da SEFAC, o de Monitoramento Hidrossedimentológico permite acompanhar a evolução da deposição de sedimentos no rio São Marcos, no trecho do reservatório da Usina Hidrelétrica Serra do Facão, e avaliar os aportes das descargas líquidas e sólidas, como também os teores de concentração de sedimentos em suspensão, a fim de subsidiar a proposição de medidas mitigatórias, caso necessário.

A deposição de sedimentos nos cursos d’água ou em reservatórios se tornam um grande problema tanto pelo assoreamento como pela degradação da qualidade da água.

As campanhas de campo são realizadas justamente para medir a quantidade total de sedimentos [descargas sólidas] afluente e defluente, ou seja, aqueles que chegam e aqueles que saem pela vazão da turbina, respectivamente. Desse modo é possível avaliar um dos principais fatores que contribuem com o assoreamento do reservatório da UHE Serra do Facão.

Para essa medição, são usados equipamentos que coletam amostras de água em diferentes pontos do rio, as quais são enviadas para um laboratório para quantificar os sedimentos em suspensão.

Medição de descarga sólida
Medição de vazão

Post Author: Admin Geral