Mutirão recupera nascente na Comunidade de Rancharia

Moradores da comunidade de Rancharia, área rural de Campo Alegre de Goiás, em conjunto com as equipes dos programas de Apoio e Reinserção Social e o de Educação Ambiental da SEFAC, fizeram um mutirão para recuperar uma nascente localizada no remanescente do reservatório da Usina Hidrelétrica Serra do Facão daquela comunidade.

As atividades de recuperação foram divididas em duas etapas: na primeira, nos dias 18 e 19 de janeiro, foi feito o preparo do local, com limpeza e abertura de covas para o plantio de mudas nativas. Na segunda etapa, no dia 2 de fevereiro, os moradores fizeram a adubação, o plantio das mudas e o cercamento da área, com o objetivo de protegê-la impedindo o acesso e o pisoteio do gado propiciando, assim, a regeneração da vegetação.

Inicialmente, foram plantadas 500 mudas de espécies nativas em uma área de 4,5 mil metros quadrados e feito o cercamento em 600 metros lineares.

A próxima etapa prevê a realização das práticas de manutenção, que serão feitas por meio de tratos culturais, como coroamento, roçagem das linhas de plantio e controle de formigas. A intenção é iniciar essas atividades ainda no mês de março.

Post Author: Admin Geral