Mais 100 kits de higienização foram doados pela SEFAC

Em mais uma ação de responsabilidade social, no dia 2 de junho, a Serra do Facão Energia também doou 100 kits de materiais de higiene e limpeza para a Associação Laços de Bem – ALB –, ligada ao grupo Espírita Paulo de Tarso, localizada no bairro Bela Vista, em Catalão. A empresa já havia feito uma significativa doação de produtos de higienização para o município de Davinópolis.

Aliada à medida de distanciamento social, a higienização criteriosa das mãos [por pelo menos 20 segundos] é uma das formas de prevenção do contágio pela COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, que se tornou uma pandemia, e, como tal, vem causando impactos negativos em todos os setores da sociedade, modificando consideravelmente o estilo de vida contemporâneo. Mas apenas lavar as mãos não é o suficiente. Especialistas da área de saúde enfatizam que a limpeza dos ambientes e de objetos não pode ser relaxada, é mais uma medida fundamental para se evitar a transmissão viral.

Algumas das medidas necessárias para evitar a disseminação descontrolada do vírus, ao mesmo tempo, têm impactado a economia, gerando uma forte crise financeira, como há muito tempo não se vivia. Tem afetado sobremaneira camadas populares, que precisam optar pela alimentação, deixando de lado os produtos que ajudariam muito na higienização pessoal e de casa. Essa foi a causa determinante para que a SEFAC optasse por fazer essas doações.

A associação foi criada por um grupo de amigos, em 2018, com a intenção de proporcionar um espaço para as crianças terem aulas de reforço escolar e um espaço para brincadeiras. Aos poucos, o grupo de alunos foi aumentando e, através de parcerias, outros serviços começaram a fazer parte do portfólio da OSC – Organização da Sociedade Civil – Laços do Bem.

No início de 2020, a instituição contava com aproximadamente 160 alunos, de 7 a 17 anos. Já oferecia aulas de canto, violão, capoeira, reforço escolar, atividades na brinquedoteca, oficinas de leitura e de jogos, contação de histórias entre outras.

O presidente da ALB, Geraldo Sadoyama, destacou que, em função do momento atual, toda ajuda da sociedade é bem-vinda, que as parcerias são muito importantes, como a da SEFAC, para ampliar os benefícios às famílias enquanto as aulas estiverem interrompidas.

Quando Ana Cleide Souza foi buscar o kit, teceu elogios ao trabalho da ALB. Seu filho frequenta a instituição desde o ano passado. Ela veio do Nordeste em busca de uma nova vida em Goiás e encontrou apoio na OSC. Segundo ela, “os voluntários se preocupam com as famílias; sempre procuram saber do que estamos precisando. Receber o kit foi muito importante, porque com a pandemia, eu e meu marido, que somos autônomos, ficamos desempregados. Estamos como diaristas na zona rural e o dinheiro não é suficiente”.

Grazielly Souza, frequentadora do grupo espírita desde criança, que foi contemplada com o kit, relatou que “a maioria das 70 famílias beneficiadas estão muito vulneráveis, já que tiveram os serviços interrompidos. Diante dessa situação, as pessoas têm de priorizar a alimentação e quanto à limpeza, fazem como podem. Só que a higienização, nesses casos, fica precária, não atende às recomendações da OMS”.

Aqueles que quiserem apoiar a Associação Laços do Bem, entrem em contato com Maristela Vicente, no telefone [64] 98416 4825.

Post Author: Admin Geral