Curso online sobre Análise e Estudo de Curto-Circuito para funcionários de UHE Serra do Facão

A empresa Conprove Engenharia, cujos instrutores são doutores, mestres e
especialistas, ministrou treinamento online, nos dias 16 e 17 de abril, sobre Análise e Estudo de Curto Circuito para funcionários da área de manutenção elétrica, da UHE Serra do Facão.
O objetivo do curso foi capacitar os participantes para realizar estudos de curtos em sistemas elétricos, possibilitando a revisão do estudo existente na UHE Serra do Facão e auxiliar na parametrização e testes dos sistemas de proteção utilizados nos geradores, transformadores e linhas de transmissão.

Na ocasião, complementando o curso online, também foi disponibilizado o programa ANAFAS (Análise de Faltas Simultâneas), do Centro de Pesquisa em Energia Elétrica – Cepel – vinculado às empresas Eletrobrás. “Trata-se de um programa computacional utilizado para cálculo de curtos-circuitos na rede elétrica. Permite a execução automática de grande número de faltas, inclusive deslizantes, resultados orientados a pontos de falta ou de monitoração, estudo automático de superação de disjuntores, obtenção de equivalentes e cálculo automático da evolução dos níveis de curto. É desenvolvido sob a linha de pesquisa ‘Planejamento, Operação e Análise de
Redes Elétricas”, conforme explica o Cepel.


O Supervisor de O&M da Usina, Jorge Medeiros, um dos participantes, falou sobre a relevância do curso: “O conteúdo aprimorou o conhecimento teórico, além de proporcionar uma ferramenta computacional ao estudo do sistema de potência e de curtos-circuitos, possibilitando maior entendimento sobre as condições operacionais das unidades geradoras da Usina e seus sistemas elétricos, auxiliando na coordenação das proteções, tornando o sistema elétrico da Usina mais eficaz e com índice menor de ocorrência de falhas por descoordenação de proteção durante a ocorrência de curtos internos e externos”.


Jéder Mendes Pacheco, eletricista da Usina e da Subestação, destacou a importância do curso para o seu aprimoramento e crescimento profissional, “principalmente ao abordar conceitos, estudos e cálculos de curto-circuito nas redes elétricas e suas modelagens próprias do software ANAFAS, do Cepel, bem como o aprendizado para confecção dos circuitos, simulação de curto-circuito e a obtenção dos resultados que são utilizados para estudos de proteções elétricas e aquisição de equipamentos”.

Post Author: Admin Geral