Agricultores familiares atendidos pela SEFAC aprendem os benefícios do agroextrativismo

A SEFAC desenvolve trabalho de relacionamento com as comunidades atingidas pela hidrelétrica desde 2007. De lá para cá os resultados têm sido muito positivos. Houve avanços significativos nas práticas da pecuária leiteira implementadas pelos produtores que receberam assistência técnica fornecida pela empresa. Embora seja a principal atividade produtiva da região, a SEFAC vem incentivando a diversificação das atividades buscando alternativas sustentáveis. 

Durante o período de acompanhamento pelos técnicos do PARES, constatou-se que os grandes gargalos dos agricultores familiares são a escassez de mão de obra e a comercialização dos produtos. Quanto à comercialização, a boa notícia é que o mercado para produtos orgânicos, no qual eles podem se inserir, cresce significativamente no Brasil.

Assim, com o intuito de buscar alternativas de geração de renda, a SEFAC se aproximou do Centro de Desenvolvimento Agroecológico do Cerrado – CEDAC, localizado em Goiânia, que através de projetos financiados por órgãos públicos renomados, ao longo dos 18 anos de atuação, foi possível formar uma rede de comercialização solidária, com mais de 600 mobilizadores sociais espalhados pelos estados de Minas Gerais, Goiás, Mata Grosso e Tocantins. A rede, então, se tornou cooperativa. Hoje, o coração de todo processo socioprodutivo é o agroextrativismo. 

Além disso, o CDAC também é um Organismo Participativo de Avaliação de Conformidade – OPAC, ou seja, é certificadora de produtos orgânicos e faz isso gratuitamente para seus cooperados. Todo o processo é feito por meio do Sistema Participativo de Garantia – SPG. Esse sistema se caracteriza pelo controle social e pela responsabilidade solidária. A certificação agrega valor, pois identifica um produto com qualidade diferenciada, o que permite a entrada em novos mercados. Também estimula a melhoria contínua da qualidade do solo pela adoção de medidas de conservação e da fertilidade natural, o que contribui para a ampliação da agrobiodiversidade, a preservação da qualidade dos mananciais e a produção de alimentos com melhor qualidade nutricional.

Em 2014, produtores das comunidades de Varão, em Davinópolis, e Paulista, em Catalão, se tornaram cooperados da CoopCerrado e comercializaram um total de 5 toneladas de baru incentivados pela parceria entre as empresas. 

Gesmar Rosa carregando cerca de 2 toneladas de Baru em 2014

Na comunidade Paulista, devido à abundância do baru e à proximidade de colheita, cinco agricultores mostraram-se interessados em se organizar para coletar e comercializar o fruto.

A produção de pimentas, em especial a pimenta do reino; as propriedades medicinais únicas da fava-de-arara (Callichlamys latifolia) para venda a indústrias farmacêuticas; o processamento do pequi e de outros frutos do Cerrado animaram os moradores das comunidades onde a SEFAC desenvolve o Programa de Educação Ambiental-PEA. “Saber que o que já temos em nossa terra tem valor, sem ser necessário quase nenhum investimento, é muito interessante”, disse João Batista.  A agricultora Antônia Cardoso comentou admirada sobre o valor econômico das plantas usadas como matérias-primas para a indústria farmacêutica. “A gente sabia das propriedades medicinais do Cerrado porque aprendeu a se tratar com o que tem no quintal. O que eu não imaginava é que tudo isso tem valor e que é vendido para produção dos remédios que se compra nas farmácias”.

As reuniões sinalizaram para o PEA que há interesse dos produtores em desenvolver atividades ligadas ao agroextrativismo. Para esse tipo de atividade, quanto mais produtores interessados maiores são as possibilidades de alcançar escala de produção, uma grande dificuldade entre os pequenos produtores. 

Os próximos passos com a cooperativa consistem em formalizar um Termo de Cooperação Técnica com a SEFAC, organizar os interessados, determinar as culturas de interesse de cada família e fazer o dimensionamento de produção para compor a escala de produção da rede de comercialização. Para 2019, a expectativa é consolidar ainda mais a parceria através do incentivo ao manejo sustentável das propriedades.

                 
Reunião com produtores da Comunidade de Rancharia 
 e com produtores da comunidade de Fazenda Pires

  

Reunião na comunidade Paulistas (Catalão-GO) com degustação
de produtos Empório do Cerrado (marca da CoopCerrado)

 

 

 

 

 

Post Author: Admin Geral