A SEFAC comemora os 10 anos de operação comercial da Usina Hidrelétrica Serra do Facão

Há 10 anos, a UHE Serra do Facão entregava, oficialmente, seus primeiros megawatts [MW] ao Sistema Elétrico Interligado – SIN –, consolidando-se como um dos principais empreendimentos de geração de energia hidrelétrica na região do cerrado brasileiro.

Nos dias 12 de julho e 7 de agosto do ano de 2010, era liberada, no Diário Oficial da União, a geração comercial das Unidades Geradoras 01 e 02, respectivamente, permitindo à Serra do Facão a geração de energia em sua plenitude.

Desde então, a Usina vem cumprindo seu importante papel de fornecer energia limpa, renovável e sustentável ao País.

A empresa Serra do Facão Energia foi constituída especificamente para a construção da Usina Hidrelétrica Serra do Facão, com potência instalada de 212 MW, o suficiente para suprir a demanda de uma cidade com 1,2 milhão de habitantes. Está localizada na zona rural, no sudeste de Goiás, no rio São Marcos, entre os municípios de Catalão e de Davinópolis.

O processo de formação do reservatório, uma das últimas etapas da implantação de hidrelétricas, teve início em novembro de 2009, após dois anos da construção da barragem, concluída em 2010. Em 2011, atingiu o NA máximo [nível de água]. Sua área abrange mais quatro municípios: Campo Alegre de Goiás, Ipameri, Cristalina, no estado de Goiás, e Paracatu, em Minas Gerais.

Desde o início da operação, a Serra do Facão Energia já repassou aos cofres do governo federal, estados e municípios, aproximadamente R$ 29,395 milhões relativos à Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos [CFURH].

Com a construção da Usina, foram implementados programas socioambientais, aprovados pelo Ibama, órgão ambiental licenciador. Conforme aumentava a frequência das equipes técnicas no campo para executá-los, os vínculos entre os moradores das comunidades atingidas e a SEFAC iam se construindo, fazendo com que as ações a serem cumpridas fossem realizadas com sucesso.

As boas práticas implementadas pela SEFAC trazem benefícios a todos os envolvidos. Ao longo desses 10 anos, parcerias exitosas foram desenvolvidas pela empresa. Com as comunidades, em projetos que levam mais conhecimento e melhorias tanto para os produtores rurais quanto para geração de renda familiar por meio de cursos de artesanato e culinária. O apoio para a organização das associações de moradores também é relevante. Com as prefeituras dos municípios abrangidos, em parcerias principalmente com as secretarias de Educação, Saúde, Ação Social e Assuntos Comunitários, bem como com órgãos públicos, destacando-se a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar Ambiental. Nesse período, a SEFAC contribuiu com doações, construções e ativos que somam aproximadamente R$ 3,5 milhões.

A UHE Serra do Facão recebe com satisfação seus visitantes. Desde o início, ver de perto o processo de geração e a grandiosidade da obra arquitetônica e de engenharia sempre despertou curiosidade e interesse em um público amplo e diverso. Desde então, ano a ano, vem crescendo a quantidade de solicitações para as visitas à Usina por diferentes setores da sociedade civil ou do poder público.

Na seca ou na chuva, jamais a Usina parou de produzir energia. Nesses 10 anos foram gerados 5.978GWh, o que equivale abastecer, durante um mês, um estado como o de São Paulo, com 44 milhões de habitantes.

Por tudo isso, é tempo de comemorar. Todos nós desejamos que os próximos 10 anos sejam tão bem-sucedidos quanto foram esses que passaram.

Afinal de contas, a energia move a vida!

Post Author: editor