Prevenção, Monitoramento e Controle da introdução de espécies exóticas

O objetivo deste programa consiste em desenvolver medidas voltadas a prevenção, monitoramento e controle da introdução de espécies não-nativas no reservatório da UHE Serra do Facão.  As atividades vêm sendo executadas desde a aprovação do plano de ações do programa em março de 2010.

Há uma rede de monitoramento para identificar, avaliar a presença ou ausência do mexilhão-dourado e plantas aquáticas exóticas, e eventualmente, quando necessário, a determinação de densidades e implementação de controles na região do reservatório.

É realizado o levantamento das espécies de peixes não nativas ocorrentes na área do reservatório da UHE Serra do Facão e identificados os impactos podem ser causados ao rio São Marcos. O programa ainda busca identificar e monitorar atividades potencialmente introdutórias destas espécies na região do reservatório.

A SEFAC distribui material informativo em estabelecimentos comerciais bem como participa de atividades para divulgar informações para a população ribeirinha dos munícipios atingidos. A empresa também está aberta a convite de escolas para realização de palestras sobre os problemas e prejuízos causados pela introdução de peixes não-nativos ao rio São Marcos, pelo mexilhão-dourado e plantas aquáticas.

Folder Espécies Exóticas

Cartilha Mexilhão Dourado