Retomadas atividades do projeto Protetores Ambientais 

As atividades do projeto Protetores Ambientais foram reiniciadas no dia 13 de agosto, em Campo Alegre de Goiás, com uma oficina realizada pela educadora Ana Paula Rabelo e pelo músico Carlos Júnior, ambos do grupo EMcantar, na qual se trabalhou temas ambientais e sociais, para 31 jovens 05 atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo pertencente ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

Organizado pelo Programa de Educação Ambiental da SEFAC, em parceria com o EMcantar, esse projeto visa despertar nos jovens um olhar crítico e reflexivo sobre suas ações no dia a dia, levando-os a perceber que muitas delas acabam por impactar negativamente o lugar onde vivem.

Para os alunos do 2º ano do ensino Fundamental do Colégio Estadual João Bernardes de Assunção, no município de Davinópolis, a formação de protetores ambientais iniciou-se no dia 24 de agosto com a aula da educadora ambiental da SEFAC, Lorrane Duarte, abordando os temas: reciclagem de resíduos sólidos e orgânicos e o conceito dos 5Rs (Reduzir, Reutilizar, Repensar, Recusar e Reciclar), parte do 1º módulo de 2018. Nesse mesmo dia foi ensinado o processo de compostagem, conscientizando os novos protetores ambientais da importância de se reaproveitar os materiais orgânicos que serão transformados em composto orgânico, assim, trazendo benefícios para o meio ambiente. Ao serem transformados, evitam a contaminação dos solos e das águas, além de ser fonte de nutrientes para as plantas. 

Após a aula teórica, dando sequência aos ensinamentos, no dia 28 foi a vez de colocar a mão na massa, onde os alunos participaram da oficina de compostagem. Agora é só esperar a ação dos fungos e das bactérias que transformarão a matéria orgânica em húmus, um ótimo adubo para a horta da escola.

 

Atividade rítmica do grupo EMcantar com os protetores ambientais, alunos do CRAS

     A educadora ambiental da SEFAC fala sobre os 5Rs para os protetores,
alunos da Escola João Bernardes de Assunção 

 

 

 

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