Exposição e lançamento de livro movimentam o Centro Integrado do Cerrado – CIC

Na noite do dia 18 de abril, o CIC abriu as portas para a exposição Entre Linhas, da artista plástica Suze Vilas Bôas, e para o lançamento do livro Crônicas de Rachel de Queiroz: processo criativo, história e ensino, de autoria da professora Dra. Regma Maria dos Santos.  O Centro Integrado do Cerrado é um espaço cultural administrado pela SEFAC, com coordenação cultural do Departamento de História e Ciências Sociais da UFG.

Nas 105 páginas do livro, com a capa ilustrada por Suze Vilas Bôas, Regma dos Santos trata das crônicas de Rachel de Queiroz como dimensão acessível da leitura do cotidiano e apresenta propostas de uso dos textos para o ensino de disciplinas, como a História, de modo interdisciplinar.

Para a exposição Entre Linhas, Suze, além de expor seus quadros, pintou um mural no auditório do CIC. Sobre seu trabalho, destacou que “As linhas ganham movimento próprio, ganham vida, ganham contornos e imagens, fazendo com que o espectador tenha uma experiência inédita com o olhar”.

O gerente socioambiental e jurídico da SEFAC, Pablo Salgado, esteve entre as 60 pessoas que prestigiaram a abertura da exposição e a noite de autógrafos.  Reafirmou, na ocasião, o compromisso da SEFAC com a valorização da cultura de Catalão e região. “Há dois anos mantemos essa parceria com a UFG que tem trazido resultados relevantes. Os eventos do CIC já fazem parte do calendário cultural da cidade.”

Também aconteceu no CIC, no dia 25 de abril, a oficina Usos da Crônica do Ensino de História – paisagens, tempo e espaço, ministrada pela Prof.ª Dra. Regma Maria dos Santos, voltada para os alunos dos cursos de História e Ciências Sociais.

Post Author: Admin Geral