Comunidade de Fazenda Pires recebe o Chá de Mudas

Mais de 600 mudas de espécies nativas do Cerrado foram dis-tribuídas durante a 4ª edição do Chá de Mudas promovido pela SEFAC, no dia 28 de fevereiro, na Comunidade de Fazenda Pires, em Catalão.

Cerca de 30 pessoas compareceram ao evento para trocar mudas e experiências. “É muito bom ver a casa cheia. Todos abraçaram a causa e agora estamos levando várias plantas que daqui a algum tempo estarão enfeitando nossas casas, dando frutos e uma boa sombra” afirmou o produtor João Valdeci.

O Chá de Mudas é um projeto realizado anualmente nas comunidades atendidas pelo Programa de Relacionamento com a Comunidade da SEFAC. Tem por propósito estimular a valorização e o enriquecimento dos pomares e quintais, bem como as boas práticas na agricultura familiar.

A ideia é simples e os resultados são bem expressivos. Cada participante recebe uma lista com as espécies disponíveis e define quais que deseja ter e quais pode ofertar aos amigos. Até a data do evento, recebem orientações dos técnicos da SEFAC sobre como plantar. No dia do Chá de Mudas, os participantes levam suas produções para trocar com os vizinhos.

Nessa edição, do total de mudas distribuídas, 400 foram doadas pela SEFAC e outras 200 foram levadas pelos próprios produtores rurais, o que demonstra o interesse em participar ativamente do projeto. “A SEFAC contribui oferecendo apoio técnico, doando mudas nativas, que são fundamentais para preservação de nascentes e matas ciliares, e de árvores frutíferas”, explica a gestora do Programa de Relacionamento com a Comunidade, Christiane Frezza.

Dando continuidade ao “Chá”, a SEFAC inicia outra atividade: a orientação sobre a melhor forma de plantio e cultivo. “Agora vamos fazer visitas técnicas periódicas, pois temos o compromisso de orientar as famílias para que cuidem das mudas até que essas se tornem árvores frutíferas, ornamentais ou para recomposição em áreas degradadas”, destacou o técnico agrícola, Jamil da Silva.

Post Author: Admin Geral