Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba empossa novos membros do Conselho e elege nova diretoria

No dia 21 de junho, na cidade de Itumbiara-GO, foram empossados os novos membros do Conselho que trabalharão pela gestão dos recursos hídricos naquela bacia, no período de 2018-2022.

O Poder Público Municipal do Estado de Goiás será representado pelos municípios de Goiânia, Cristalina, Itumbiara e Aparecida do Rio Doce.

O Poder Público Municipal de Minas Gerais, pelos municípios de Araguari, Araporã e pelo Consórcio Intermunicipal Região Integrada de Desenvolvimento Sustentável – RIDES.

O segmento da Sociedade Civil de Goiás será representado pela Associação Amigos das Águas, Associação Movimento Águas do Rio – AMAR, Associação Brasileira de Recursos Hídricos – ABRH e pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES.

A sociedade civil do estado de Minas Gerais, pela Associação para Gestão Socioambiental do Triângulo Mineiro – Angá, Ambiente e Educação Interativa – Amedi, pelo Movimento Verde de Paracatu – Mover, pela OAB Subseção de Uberaba e pela Universidade Federal de Uberlândia, enquanto o Distrito Federal será representado pelo Instituto Oca do Sol, pelo Fórum Nacional da Sociedade Civil na Gestão de Bacias Hidrográficas – Fonasc e pela Fundação Universidade de Brasília – UNB.

O Mato Grosso do Sul também terá um representante da Sociedade Civil: Faculdades Integradas de Paranaíba.

Por sua vez, os usuários de recursos hídricos de Goiás, pelos próximos 4 anos, serão representados pelas seguintes entidades: Saneamento de Goiás S.A., Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás – FAEG, Associação dos Irrigantes do Estado de Goiás – Irrigo, Federação das Indústrias do Estado de Goiás – FIEG, Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano – Comigo, Caramuru Alimentos S/A, Associação das Empresas Mineradoras das Águas Termais de Goiás – AMAT e, especificamente para o setor de hidroeletricidade, pela UHE São Simão e pela UHE Serra do Facão.

Os usuários de recursos hídricos da porção mineira da bacia serão representados pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia – DMAE, Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Cooperativa Agropecuária do Alto Paranaíba, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG e pelo Praia Clube e, para o setor de hidroeletricidade, pela Cemig – Geração e Transmissão S/A e Furnas Centrais Elétricas S.A.

As entidades que representarão os usuários de recursos hídricos do DF serão a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – Caesb e a Associação dos Produtores e Protetores da Bacia do Descoberto – Pró-Descoberto.

A chapa eleita para estar à frente da Diretoria do CBH Paranaíba pelos próximos dois anos é composta por Breno Esteves Lasmar, Presidente e representante do Instituto Mineiro de Gestão das Águas; Leonardo Sampaio Costa, Vice-Presidente e representante do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul – IMASUL; Fábio Bakker Isaias, Secretário e representante da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – CAES, e Claudio Costa Barbosa, como Secretário Adjunto e representante da Associação Movimento Águas do Rio – Amar.

A composição da Câmara Técnica de Planejamento Institucional também foi refeita.

Os estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal serão representados, respectivamente, pela Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitados – Secima, pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas – IGAM, Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul – IMASUL e pela Agência Reguladora de Águas e Saneamento do Distrito Federal – Adasa.

Os municípios serão representados pela Prefeitura Municipal de Goiânia.

Os usuários de recursos hídricos serão representados pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa, pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás – FIEG, pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás – FAEG, pela Cemig – Geração e Transmissão S/A, Associação das Empresas Mineradoras das Águas Termais de Goiás – AMAT e pela Caramuru Alimentos S/A.

A sociedade civil será representada pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU, pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES – MG, Associação para Gestão Socioambiental do Triângulo Mineiro – Angá e pela Associação Amigos das Águas.

Nas fotos, o Sr. Pablo Henriques Salgado, Gerente Socioambiental e Jurídico da Serra do Facão Energia, que representou a empresa no encontro, é empossado como membro do Conselho e integrante do Grupo de Acompanhamento do Contrato de Gestão no âmbito do CBH Paranaíba.

Post Author: Admin Geral