Visite as Obras





Fale Conosco

Um dos compromissos assumidos pela Sefac é informar à comunidade sobre o empreendimento com transparência e objetividade.

Notícias

15/12/2008
A importância do passado

A palavra ARQUEOLOGIA tem origem grega, em que Archaios significa passado / antigo, e Logos significa ciência / estudo. Somando-se estas duas palavras, podemos definir a Arqueologia como a ciência que estuda o passado. 
         A partir desta ciência, o arqueólogo identifica objetos que pertenceram aos povos do passado, como: fragmentos de cerâmica, ferramentas em pedra, instrumentos de caça e pesca, restos de alimentos, ossos, restos de habitações, dentre outros achados. 

Com base na análise minuciosa desses vestígios materiais, é possível obter informações sobre as culturas antigas, reconstituindo aspectos socioculturais e ambientais da vida dessas populações. 

Um dos programas desenvolvidos pela Sefac, executado pela Fundação Aroeira, da Universidade Católica de Goiás , é o do Patrimônio Arqueológico  que tem como um de seus ponto relevantes a Educação Patrimonial, cujo objetivo é divulgar o trabalho de pesquisa arqueológica que vem sendo desenvolvido na região da área de influência da Usina Hidrelétrica Serra do Facão. Ao capacitar e instrumentalizar os professores incentiva a inclusão da educação patrimonial como tema transversal nas escolas.

Assim sendo, em dezembro, foi ministrado aos professores da rede municipal e estadual de Campo Alegre de Goiás curso teórico e prático, onde foram apresentados e discutidos temas como arqueologia, patrimônio cultural, patrimônio arqueológico, preservação de sítios arqueológicos, análise de material arqueológico, entre outros.






Arquivo de notícias:
Voltar

­