Visite as Obras





Fale Conosco

O Aproveitamento Hidrelétrico (AHE) Serra do Facão engloba a construção da Usina Hidrelétrica Serra do Facão e a implantação dos programas socioambientais contidos no Programa Básico Ambiental referente ao empreendimento.

Estruturas e Características



Usina

A Usina Hidrelétrica Serra do Facão terá uma potência instalada de 210 megawatts, quantidade suficiente para suprir a demanda de energia de uma cidade com 1,2 milhão de habitantes. As obras foram iniciadas em fevereiro de 2007 e a conclusão está prevista para 2010. Durante a implantação do empreendimento, serão gerados cerca de 1,6 mil empregos diretos e outros 3,2 mil empregos indiretos.

A Barragem terá 660,90 metros de comprimento, dos quais 326 metros serão em concreto compactado a rolo, e as duas partes situadas nas margens serão em enrocamento com núcleo de argila.

O Vertedouro terá duas comportas, com largura total de 33,90 metros. Na estrutura do Vertedouro será instalado o dispositivo de vazão sanitária, a fim de assegurar vazão mínima a jusante da Obra enquanto se procede o enchimento do reservatório.

A Tomada d’água terá duas unidades para captar água do reservatório e levá-la até as duas unidades de geração. Os dois Condutos Forçados, responsáveis por levar a água captada pela Tomada d’Água até as unidades de geração, terão 78 metros de comprimento e seis metros de diâmetro.

A Casa de Força terá duas turbinas tipo Francis e potência instalada de 212,58 megawatts.

Voltar
­