Nossa História

A Serra do Facão Energia S.A. – “SEFAC” tem como atividade a exploração da Usina Hidrelétrica de Serra do Facão – “UHE Serra do Facão”, localizada no Rio São Marcos, com reservatório banhando terras dos municípios de Catalão, Davinópolis, Campo Alegre, Ipameri e Cristalina, no estado de Goiás, e Paracatu, no estado de Minas Gerais.

A Usina tem potência instalada de 212,58 MW (2 turbinas com potência de 106,29 MW cada) e energia assegurada de 178,8 MW médios. A UHE Serra do Facão é constituída pela UHE Serra do Facão e pelo Sistema de Transmissão Associado, composto por uma Subestação Elevadora de 138 kV (da Usina) e duas Linhas de Transmissão de 138 kV, de interesse restrito à Central Geradora, com 32,5 km de extensão, que assegura o fluxo da energia gerada pela UHE Serra do Facão ao Sistema Interligado Nacional (“SIN”), através da Subestação de Catalão da ENEL (antiga CELG).

Cabe mencionar que a partir de 01 de janeiro de 2018, conforme Portaria MME nº178, de 03 de maio de 2017, a Garantia Física da UHE Serra do Facão foi reduzida de 182,4 MW médios para 178,80 MW médios.

         

Da concessão

A concessão para produção de energia elétrica foi outorgada pelo Governo Federal por intermédio da Agência Nacional de Energia Elétrica (“ANEEL”), através do Contrato de Concessão de Uso de Bem Público nº 129/2001, assinado em 7 de novembro de 2001, que vigorará pelo prazo de 35 anos, a partir da data de sua assinatura, e que poderá ser prorrogado, com base no próprio contrato de concessão, de acordo com a cláusula segunda do referido contrato, mediante cumprimento dos requisitos e processos ali mencionados, tais como: relatórios técnicos específicos preparados pela fiscalização da ANEEL, nas condições que forem estabelecidas, a critério da ANEEL, mediante o requerimento prévio com antecedência de 36 meses ao seu término.

Histórico

Os primeiros estudos específicos voltados a avaliar o potencial hidrelétrico da bacia do rio São Marcos tiveram origem no ano de 1965. À época, o trabalho foi desenvolvido pela CANANBRA Engineering Consultants Limited, com participação da CEMIG (Centrais Elétricas de Minas Gerais). Até se materializar com a construção da Usina Hidrelétrica Serra do Facão, em fevereiro de 2007, o empreendimento passou por várias etapas, conforme a cronologia abaixo:

 

Linha do Tempo da UHE Serra do Facão